quinta-feira, 2 de junho de 2011

Encontro debate ações para integração de migrantes e refugiados no Brasil

Karin Fusaro e Rosinha Martins
O "VII Encontro Nacional das Redes de Proteção" acontecerá nos dias 2 e 3 de junho próximo na Sede do Ministério da Justiça e no Centro Cultural de Brasília, Brasília -DF. O evento terá como tema "Integração local de refugiados e migrantes na sociedade brasileira: oportunidades e desafios. O objetivo é discutir as principais questões enfrentadas pelas entidades que atuam na acolhida, proteção e integração de refugiados e migrantes no Brasil," e contribuir com a capacitação dos agentes que atuam na área, facilitar a troca de experiências e incentivar o avanço de ações, como a inclusão da população migrante e refugiada em políticas públicas.

Este Encontro, promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, integra as comemorações do ACNUR em 2011, que celebra os 60 anos da Convenção da ONU sobre o Estatuto do Refugiado e criação do ACNUR, os 50 anos da Convenção da ONU sobre a Redução dos casos de Apatridia e os 150 anos de nascimento de Fridtjof Nansen, o primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações.

"Neste contexto comemorativo, esperamos fortalecer nossa articulação e parcerias e, acima de tudo, contribuir para maior e sempre mais eficaz ação para a acolhida e integração das pessoas que buscam nosso País para reconstruir suas vidas e sentir-se em situação de segurança e respeito à sua dignidade - os refugiados e os imigrantes", afirma Irmã Rosita Milesi, diretora do IMDH.

O Brasil abriga hoje aproximadamente um milhão de imigrantes e cerca de 4.400 refugiados, estes últimos de 77 nacionalidades. O debate e a troca de conhecimento entre as entidades da rede solidária são ferramentas importantes para elaborar ações que atendam às necessidades de acolhimento deste público tão diverso. "O encontro tem especial valor e riqueza para as entidades, para seus agentes e, fundamentalmente, para os próprios refugiados e migrantes, com quem desejamos sempre avançar nesta causa humanitária. Neste ano, reuniremos cerca de 50 agentes que atuam em todo o território nacional", afirma Rosita Milesi.

A primeira parte do encontro é aberta ao público. A conferência "Histórico do refúgio no Brasil", terá como Conferencista, o Dr. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e secretário executivo do Ministério da Justiça, e será realizada no salão nobre da sede do Ministério da Justiça, no dia 2 de junho, às 17 horas.

A programação do segundo dia (03 de junho) é específica para os agentes das redes, previamente inscritos, e serão desenvolvidas no Centro Cultural de Brasília. Esta etapa inclui uma reflexão sobre a questão humanitária da acolhida de haitianos no Brasil, um painel com membros do CONARE, ACNUR, Conselho Nacional da Migração (CNIg) e IMDH para debater as principais questões, dúvidas e necessidades do dia a dia da integração do migrante e refugiado, além de um exercício sobre difusão, intercâmbio e circulação de notícias e de boas práticas entre as entidades e a sociedade civil.

A programação completa do "VII Encontro Nacional das Redes de Proteção" pode ser consultada no site www.migrante.org.br.

Instituto Migrações e Direitos Humanos - IMDH
Fundado em 1999 e pertencente a Congregação Scalabriniana, o Instituto Migrações e Direitos Humanos é uma associação sem fins lucrativos de caráter filantrópico voltada à atenção, assistência e defesa de direitos de migrantes (migrantes internos, imigrantes, emigrantes e brasileiros retornados) e refugiados, inclusive encarcerados.

O IMDH foi o articulador da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, hoje integrada por cerca de 50 instituições. Recebeu o prêmio Direitos Humanos 2005 e o Prêmio Solidário em 2006, concedido pelo ACNUR, além de ser um dos representantes da sociedade civil no Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE).

"VII Encontro Nacional das Redes de Proteção"
Data: Quinta e sexta-feira, 2 e 3 de junho de 2011
Locais: Ministério da Justiça (Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício sede) Centro Cultural de Brasília (SGAN 601, módulo B, Asa Norte).

Missões: A missão no plural

Nenhum comentário:

Postar um comentário