quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Começa em Porto Alegre 11ª Feira Estadual de Economia Solidária

Tatiana Félix *
Adital

Começou ontem (28) em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a 11ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária, mas a abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (29) com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). As atividades vão até o próximo dia 3, sábado. O horário de exposição é das 8h30 às 20h.

De acordo com Maribel Kauffman, que faz parte da coordenação colegiada da Feira Estadual, todo o estado do Rio Grande do Sul está sendo representado por meio dos fóruns regionais de economia solidária, presente em onze regiões do estado.

Mais de 100 estandes poderão ser visitados e diversos produtos encontrados, como artesanatos, roupas, utensílios domésticos e produtos da agricultura familiar. Empreendedores de aproximadamente 37 cidades estão participando do evento. A exposição reúne mais de duzentos grupos de empreendimentos econômicos solidários gaúchos. Os visitantes podem comprar os produtos diretamente do produtor.

Maribel acredita que cerca de 150 mil pessoas circule na Feira todos os dias. O número alto justifica-se: o espaço onde a feira é realizada fica próximo ao mercado público e estação de trem. "Estamos perto do centro financeiro da cidade", diz. Ela espera ainda que haja boa participação nas atividades.

Oficinas, palestras e apresentações artísticas fazem parte da programação diária da Feira, e são abertas ao público. No ato da inscrição pede-se apenas um quilo de alimento não perecível que será doado para uma instituição de caridade. Além disso, está disponível o ‘espaço de informática’ com acesso a internet e orientação da Casa Brasil/ Moradia e Cidadania.

Dezesseis entidades se mobilizam para que a feira seja realizada, entre empreendimentos solidários, fóruns, órgãos públicos, empresas privadas e entidades religiosas. Segundo Maribel, essa é a primeira feira estadual que é realizada com o apoio do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, que tem patrocínio da Senaes.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário