segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Crise e alta no preço dos alimentos agravarão fome no mundo, diz FAO

A cada seis pessoas do mundo, uma passa fome. É a chamada “crise silenciosa da fome” pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Dados divulgados pela instituição, na última sexta-feira (18), prevêem que os altos preços dos alimentos aliados aos efeitos da crise econômica mundial farão o planeta registrar o número recorde de um bilhão de pessoas com fome ainda este ano.

O relatório da FAO relembrou que a última década foi marcada pelo aumento crescente de famintos no mundo. Por isso, a organização propõe que sejam criadas cooperativas agrícolas para combater a alta no preço dos alimentos – 24% mais caros que a média de 2006.

Segundo o relatório, apenas a América Latina e o Caribe não tiveram aumento de famintos, apesar de terem índices piores que alguns países africanos e possuírem altas taxas de desnutrição.

Os países em desenvolvimento foram destacados como os mais vulneráveis ao agravamento das condições sociais pelos efeitos da crise: 32% dos investimentos direcionados a estes países devem cair este ano.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário