sábado, 5 de setembro de 2009

Projeto cearense de segurança pública voltado para jovens ganha prêmio nacional

Juazeiro do Norte
Adital

Visando prevenir a violência e construir a cidadania entre crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte (CE), a Guarda Municipal e o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC) desenvolvem, desde janeiro de 2009, o Projeto Atleta Cidadão.

O Projeto funciona no CAIC, no bairro Frei Damião, e atende crianças e adolescentes de 7 a 18 anos que estudam em escolas públicas. Até o momento, cerca de 300 menores já foram beneficiados com escolinhas de futebol e jiu-jitsu. Segundo Cláudio Luz, secretário de segurança pública de Juazeiro do Norte e coordenador do Projeto, o esporte é apenas um meio de perspectiva aos jovens do município. "Além do esporte, as crianças e os adolescentes também participam de palestras, discussões e atividades educativas", explica.

As atividades esportivas são orientadas por monitores da Guarda Municipal que passaram por capacitação para atender este nova demanda de trabalho. "Além de proteger o patrimônio, a Guarda Municipal está ajudando a construir e resgatar a cidadania entre jovens que estão expostos à violência, criminalidade e ao uso de drogas", comenta Cláudio Luz.

Nos poucos meses de existência, o Atleta Cidadão já rendeu bons frutos para o Município e, sobretudo, para os jovens participantes. Atualmente, três menores infratores se dedicam ao Projeto e já apresentam bom desempenho escolar e melhor comportamento. E não só eles, mas a grande maioria dos que participam das atividades tem apresentado melhor rendimento escolar e menor evasão. Outra vitória do Projeto foi a inserção de filhos de presidiários e traficantes.

O CAIC foi o primeiro lugar a receber a experiência de segurança comunitária, no entanto, ainda este mês, o Atleta Cidadão deverá se expandir para outra comunidade. Agora, serão beneficiadas as crianças e adolescentes do Timbaúba, outro bairro da periferia da cidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, ano que vem o Projeto chegará a outras escolas e comunidades.

Por ter apresentado resultados positivos, o Atleta Cidadão foi o vencedor do prêmio Escolas com Participação Cidadã, promovido pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que aconteceu de 27 a 30 de agosto, em Brasília (DF). Participaram da seleção 132 instituições de ensino do País, mas apenas duas escolas foram contempladas por desenvolverem os melhores trabalhos de prevenção à violência.

O prêmio para as escolas vencedoras foi um laboratório de informática equipado com microcomputadores, servidor multimídia, estabilizadores, impressora e roteador para Internet sem fio. Como o CAIC já tem um laboratório montado, os equipamentos recebidos como prêmio serão transformados em uma ilha digital, que será aberta à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário