sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Relatório da Anistia Internacional critica ações nas favelas do Rio

A Anistia Internacional – Organização Não-Governamental que investiga violações dos direitos humanos - publicou o relatório anual na quinta-feira, dia 28. As observações feitas sobre o Brasil apontaram críticas ao excesso de violência nas operações policiais nas favelas da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o relatório, as mortes causadas por policiais representam 15% das mortes violentas do estado. As milícias, grupos armados compostos, muitas vezes, por policiais, intensificam os problemas da cidade. Para o responsável pelo relatório no Brasil, Tim Cahill, estes grupos reprimem as comunidades carentes do Rio de Janeiro, resultando em investidas violentas, causando repressão aos direitos humanos.

A formação de grupos de extermínio também foi citada pela Anistia. No estado de Pernambuco, segundo o relatório, 70% dos homicídios ocorridos no estado são praticados por estes grupos criminosos. A Organização acredita que o momento de crise mundial agrava a situação dos direitos humanos no mundo. Para a Anistia Internacional, os interesses econômicos estão se sobrepondo às questões sociais.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário