sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Violência cresce no interior do Brasil e jovens são principais vítimas

As taxas de violência e de homicídios cresceram nos últimos anos no interior do Brasil, mas se mantiveram estáveis na maior parte das regiões metropolitanas. A afirmação foi feita, nesta quarta-feira (23), pelo diretor de pesquisas do Instituto Sangari e autor do Mapa da Violência nos Municípios, Julio Jacobo. Segundo ele, na análise por faixa etária, os jovens de 15 a 24 anos são as principais vítimas dos atos violentos.

A taxa global de mortalidade da população brasileira caiu. Em 1980, eram registradas 630 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2007, este número diminuiu para 550. Mesmo que no geral a taxa esteja em declínio, no interior do país a violência aumentou. De acordo com o pesquisador Jacobo, a principal justificativa é que o Fundo Nacional de Segurança Pública estaria priorizando os investimentos nas capitais e regiões metropolitanas violentas, deixando de lado cidades interioranas.

Entre as 30 cidades mais violentas do Mapa da Violência de 2008, constam apenas duas capitais: Recife (PE) – na nona posição – com taxa de 90 homicídios para cada 100 mil habitantes e Vitória (ES) – na décima terceira posição – com taxa de 87 para cada 100 mil.Cidades de fronteira, como Coronel Sapucaia (MS), com 107 homicídios para cada 100 mil habitantes e Colniza (MT), com taxa de 106 homicídios, ocuparam respectivamente a primeira e a segunda colocação do ranking.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário