terça-feira, 31 de maio de 2011

ACNUR pede maior apoio internacional para aliviar tensões em campo na Tunísia

CAMPO DE CHOUCHA, Tunísia, 27 de maio (ACNUR) - O Alto Comissariado da ONU para Refugiados apelou a doadores e países de reassentamento que intensifiquem a assistência a milhares de refugiados e trabalhadores migrantes envolvidos nos distúrbios ocorridos esta semana em um campo próximo à fronteira da Tunísia com a Líbia.

Até pouco tempo, o campo de Choucha, no leste da Tunísia, abrigava mais de quatro mil trabalhadores migrantes e refugiados - a maioria deles formada por somalis, eritreus e sudaneses - que fugiram do conflito na Líbia desde março. No domingo à noite, um tiroteio no campo matou quatro eritreus e destruiu 20 tendas. A causa do conflito está sendo investigada.

Na segunda, um grande grupo de trabalhadores migrantes cercou o escritório do ACNUR no campo, demandando reassentamento imediato, disse hoje a porta voz do ACNUR, Melissa Fleming, aos jornalistas em Genebra. “Nossos funcionários e outros trabalhadores humanitários receberam ameaças de morte e foram obrigados a se retirar”.

Os manifestantes aumentaram a contrariedade da comunidade tunisina local ao bloquearem a principal avenida entre o ponto de entrada em Ras Adjir e o resto da Tunísia. Na manhã de terça-feira ocorreram outros enfrentamentos entre vários grupos do campo, matando ao menos duas pessoas. A situação piorou quando 500 locais se juntaram à violência.

Outras barracas foram saqueadas e queimadas e muitos residentes do campo fugiram para áreas desérticas na região. As autoridades tunisinas conseguiram restaurar a ordem na noite de terça-feira.

Quando o ACNUR levou um pequeno grupo inter-agêncial a Choucha, na manhã de quarta-feira, eles perceberam que cerca de dois terços do campo tinha sido saqueado e destruído. A maioria dos residentes perdeu todos ou quase todos seus pertences, e neste momento estão vivendo em barracas de plástico ou ao céu aberto. O exército tunisino participou com o ACNUR da distribuição de colchões, cobertores e alimentação.

Fonte: ACNUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário