sábado, 28 de maio de 2011

Detenção de 513 migrantes ilegais reacende polêmica sobre migração

Adital

Ontem (17), a polícia mexicana encontrou, através de uma fiscalização por raio X, 513 imigrantes ilegais, a maioria de origem latino-americana e outros de origem asiática, em dois caminhões que passavam por Chiapas, no sudeste do país. Segundo os relatos, os imigrantes viajavam em condições subumanas a caminho dos Estados Unidos. Entre os migrantes havia 32 mulheres e quatro menores. Todos eles teriam pago cerca de 7 mil dólares para serem levados aos EUA.

O primeiro flagrante aconteceu no município de Corzo, onde também foram detidos dois suspeitos por tráfico de pessoas. A segunda descoberta se deu em um ponto de controle da zona de passagem de Tuxtla Gutiérrez - La Angostura. Logo após a descoberta dos imigrantes ilegais a Secretaria do Governo entrou em contato com diferentes embaixadas para confirmar a identidade dos passageiros e deportá-los aos seus países de origem. Enquanto isso, eles ficarão em um albergue.

Este resgate, considerado o maior da história do México, reacende a polêmica sobre o problema da migração pelo país e as acusações de corrupção dentro do Instituto Nacional de Migração (INM). O responsável pelo albergue "Migrantes Irmãos no Caminho", padre Alejandro Solalinde, disse que a 'limpeza' que tem sido feita no INM é apenas de fachada, pois a corrupção e a tolerância continuam acontecendo. Padre Alejandro também acusou a entidade de ter agentes que contribuem com o crime organizado.

Em meio às polêmicas sobre os direitos dos migrantes, a política restritiva migratória e a violência já sofrida por tantos imigrantes ilegais, o que é certo é que, apesar destes perigos, ainda é alto o número de pessoas que se arriscam em atravessar de forma ilegal a fronteira dos Estados Unidos.

Exemplos disso são os inúmeros flagrantes feitos pelas autoridades mexicanas, de pessoas de várias nacionalidades, que passam pelo México na esperança de chegar à terra do Tio Sam. No último dia 10, a Polícia Federal apreendeu um grupo de 183 migrantes indocumentados em Puebla. A maioria deles era da Guatemala e os demais de El Salvador, Honduras, Equador, Nepal, Índia, Egito e Tibet. No dia anterior (9), a Secretaria de Marinha encontrou 49 imigrantes ilegais em um prédio. Outras apreensões foram feitas durante o mês de maio em diferentes locais do México.

Em Tamaulipas, por exemplo, a Polícia Federal encontrou 18 pessoas suspeitas de aguardare o momento para ultrapassar a fronteira dos Estados Unidos, e em San Luis Potosí, a Secretaria de Segurança Pública flagrou, no dia 5 de maio, 68 indocumentados de vários países da América Latina, que viajavam de ônibus como se fossem pessoas resgatadas.

Segundo com dados do INM, apenas no mês de abril foram encontradas 3.789 pessoas em operações realizadas nas estradas e vias férreas do país, sendo que a maioria eram homens, 3.323. O restante eram mulheres e crianças. Ao que tudo indica, o México continuará sendo o território propício, que serve de ponte para aqueles que têm o sonho de tentar uma vida melhor no país mais poderoso das Américas.
Com informações da imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário