terça-feira, 14 de junho de 2011

Vaticano realizará conferência em 2012 para analisar abusos sexuais na Igreja

A Pontifícia Universidade Gregoriana, em colaboração com inúmeros dicastérios da Santa Sé, irá promover um congresso para analisar o problema dos abusos sexuais perpetrado por membros da Igreja contra menores, que irá ocorrer em fevereiro de 2012 sob o título Rumo à cura e à renovação.

A reportagem é da agência Efe, 13-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O simpósio será dirigido aos bispos das diversas conferências episcopais do mundo e aos superiores de todas as ordens religiosas e tem como objetivo ajudar os prelados a "responder adequadamente ao pedido da Congregação para a Doutrina da Fé de preparar diretrizes eficazes para tratar os possíveis casos de abuso sexual", segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em um comunicado.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, enviou uma carta circular a todas as conferências episcopais do mundo, na qual exortava os bispos a redigir um documento em que se indique o procedimento que será seguido pela autoridade eclesiástica nos casos de abuso sexual perpetrados por membros da Igreja, que terá que ser enviado ao Vaticano antes de maio 2012 .

Para a redação desse documento e para enfrentar os casos de abuso sexual dentro da Igreja, o prefeito do dicastério vaticano recordou alguns princípios que devem inspirar as ações dos bispos, como o dever de "ouvir as vítimas" e de colaborar com as autoridades civis, e até de "denunciar os crimes" às autoridades competentes.

Assim, o congresso irá contar entre os relatores com psicólogos, juristas e teólogos das diversas partes do mundo, que tentarão apresentar o modo de enfrentar o problema nas diversas dioceses. Entre os relatores, encontra-se a professora de psiquiatria da Universidade St. George de Londres, a baronesa Sheila Hoggins, que vai abordar o tema de Ouvir as vítimas, edificar a credibilidade.

Também participarão especialistas da associação americana Virtus, que desenvolveu um programa específico nos EUA para a prevenção dos abusos sexuais contra menores.

Além disso, o congresso irá apresentar a constituição do novo Centro "E-Learning", que estará disponível para os responsáveis eclesiásticos para fornecer informações e recursos necessários para enfrentar o problema da pedofilia.

Esse congresso será apresentado no próximo sábado, dia 18 de junho, na sede da Pontifícia Universidade Gregoriana, em uma coletiva de imprensa que contará com a presença do promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, monsenhor Charles Scicluna, e com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44272

Nenhum comentário:

Postar um comentário