segunda-feira, 16 de maio de 2011

Duas embarcações com 73 imigrantes são encontradas na costa de Almería

15/05/2011 - 13:52 | Thaís Romanelli | Redação

Duas embarcações com 73 imigrantes são encontradas na costa de Almería

Dois barcos com um total de 73 imigrantes foram encontrados na madrugada deste domingo (15/05) na costa de Almería, na Espanha, pelas equipes de Salvamento Marítimo. Um deles, com 65 imigrantes subsaarianos, foi resgatado a três milhas da Ilha de Alborán, a caminho de Granada, onde seria o destino final.

Entre os passageiros a bordo haviam crianças e oito mulheres grávidas, que foram encaminhadas pela Cruz Vermelha para hospitais locais. De acordo com informações da Guarda Civil, citadas pela agência Efe de notícias, havia também outras 30 mulheres e 10 crianças pequenas (algumas delas com menos de um ano) e 25 homens, todos eles em boas condições de saúde.

Horas antes deste resgate, outro barco com oito imigrantes argelinos foi encontrado, todos os passageiros foram levados para o porto de Almeria. A intercepração do barco foi possível, segundo o jornal espanhol El Pais, graças ao 112, serviço de emergência, que recebeu uma ligação da Argélia alertando sobre a movimentação dos imigrantes.

Em fevereiro, quase 50 refugiados somalis morreram depois do naufrágio do barco no qual viajavam no golfo do Áden, perto da costa do Iêmen. Um dos refugiados que conseguiu nadar até a costa pediu ajuda a uma comissão para assuntos dos refugiados da província. Após receber a informação, uma embarcação da guarda costeira se deslocou ao local do naufrágio e, depois de obter mais detalhes sobre as vítimas, assegurou que o barco virou após um forte vento.

Um mês depois, pelo menos 60 imigrantes que seguiam da Tunísia para a ilha italiana de Lampedusa, no sul da Sicília, estão desaparecidos após o naufrágio do barco que com 40 pessoas a bordo virou após ter deixado o porto de Zarzis, ao sul de Túnis, e apenas cinco pessoas foram resgatadas por outra embarcação.


--------------------------------------------------------------------------------

"O crescente número de embarcações de migrantes por todos os lados é um sinal urgente de que alguma coisa está naufragando no mundo: a grande desigualdade social entre os povos! Este assunto não é inédito, porém, a novidade é a grande urgência de se pensar o tema, pois temos estamos vendo o naufrágio de vidas e mais vidas..."

Eduardo Gabriel, sociólogo e seminarista scalabriniano da Província São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário