segunda-feira, 2 de maio de 2011

Parceria no Rio de Janeiro cria emprego para refugiados

BRASÍLIA, 28 de abril de 2011 (ACNUR) - Uma parceria inédita entre a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e uma empresa multinacional de logística promove a entrada de refugiados no mercado de trabalho. Desde que o acordo foi formalizado, em maio de 2010, sete pessoas já foram empregadas pela empresa ID Logistics, especializada em serviços de armazenagem e transporte. Atualmente, quatro refugiados trabalham no quadro efetivo da empresa - todos com carteira de trabalho assinada - e outros já estão sendo entrevistados.

A parceria surgiu por iniciativa da gestora de qualidade da empresa, Ana Lúcia Pazó, que soube pela imprensa da existência de refugiados no Rio de Janeiro e do trabalho da Cáritas Rio com esta população. Sensibilizada com a causa, Ana Lúcia entrou em contato com a Cáritas e propôs uma parceria para dar oportunidade de trabalho aos refugiados que vivem no Rio. “Sabemos que muitos deles passaram por processos seletivos, mas quando informavam a condição de refugiado, logo eram eliminados”, diz Ana Lúcia, ao citar a discriminação sofrida por muitos refugiados em busca de emprego.

Os refugiados com perfil adequado são previamente entrevistados pela Cáritas, parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na assistência e proteção a refugiados no Rio de Janeiro. “Possuímos um banco de dados com as habilidades profissionais de cada pessoa. A partir deste perfil, entrevistamos o refugiado e o encaminhamos para o processo de seleção da empresa”, explica a coordenadora do programa de atendimento ao refugiado da Cáritas Rio de
Janeiro, Heloísa Nunes.

Leia a íntegra desta notícia em http://www.acnur.org/t3/portugues/

Nenhum comentário:

Postar um comentário