quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quase 40 mil civis líbios fogem do oeste do país para a Tunísia

DEHIBA, Tunísia, 3 de maio (ACNUR) - Os recentes confrontos entre tropas do governo líbio e forças da oposição pelo controle de um ponto de fronteira causaram a fuga de milhares de pessoas do grupo étnico Berber da Líbia para a Tunísia.

Com as últimas chegadas, o número de pessoas que fugiram do conflito na região líbia conhecida como Western Mountains chegou a quase 40 mil no mês passado.

“Na semana passada, mais de oito mil pessoas, a maioria delas da etnia Berber, chegaram a Dehiba, no sul da Tunísia. A maioria é formada por mulheres e crianças”, afirmou um porta-voz do ACNUR nesta terça.

A equipe do ACNUR em Dehiba disse que a situação dos refugiados estava piorando devido a uma violenta tempestade de areia que atingiu a área. O ACNUR e seus parceiros estão se esforçando para manter operativos os campos de refugiados existentes nas redondezas. A tempestade destruiu centenas de tendas e dois grandes armazéns.

Enquanto isso, pessoas voltaram a fugir da Líbia por via marítima após um intervalo de 10 dias devido ao mau tempo. Mais de três mil pessoas chegaram à Ilha de Lampedusa nos últimos cinco dias, sendo a maioria originária da África subsaariana.

O número total de chegadas irregulares da Líbia ao território italiano desde o dia 26 de março ultrapassa as oito mil pessoas. Desde abril, outras 1.100 pessoas chegaram a Malta em embarcações da Líbia.

Leia a íntegra desta notícia em: www.acnur.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário