sexta-feira, 24 de julho de 2009

África do Sul é afetada por protestos

Falta de serviços, como de saneamento básico e energia, um crescente número na taxa do desemprego e a recessão estão gerando uma série de protestos na África do Sul. Somente nesta semana, mais de cem sul-africanos foram presos por participarem de marchas e mobilizações.
Com os protestos, aumenta a pressão para que o presidente do país, Jacob Zuma, cumpra com as promessas de melhorar a vida dos mais pobres.

Nas manifestações houve confronto com a Polícia – que atirou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Uma rodovia foi fechada perto da capital do país, Johanesburgo. Boa parte da população se mostra insatisfeita com o governo do Congresso Nacional Africano (CNA), no poder desde 1994.

Os sul-africanos afirmam que, desde então, não receberam nenhum tipo de benefíco. Somando–se as manifestações, recentemente, operários do país realizaram uma greve. A África do Sul será palco da próxima Copa do Mundo, em 2010. Mesmo recebendo o maior evento do futebol no mundo, mais de um milhão de sul-africanos ainda vivem em condições de miséria, sem eletricidade ou água corrente.
De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário