quinta-feira, 30 de julho de 2009

MUTIRÃO PELA CIDADANIA DOS IMIGRANTES

Representantes do Centro de Apoio ao Migrante participaram, no dia 8 de julho, de um evento promovido pela comunidade paraguaia de Guarulhos - SP. O evento teve a presença de destacadas lideranças como Maria Del Carmen Benitez, Victor Raul Romero e Humberto Jara e reuniu aproximadamente 60 imigrantes paraguaios que serão beneficiados pela Anistia. Com o objetivo de esclarecer sobre os procedimentos para se ter acesso ao benefício da anistia, Humberto Jara falou da importância de o governo brasileiro dar essa oportunidade aos imigrantes e reforçou a necessidade de uma maior presença do Estado Paraguaio junto aos seus compatriotas que estão no Brasil.

Paulo Illes, antes de falar sobre o passo a passo da anistia e responder sobre as dúvidas levantadas pelos imigrantes, enfatizou que será de fundamental importância que o Paraguai deposite o Acordo de Livre Residência para os nacionais dos estados partes do MERCOSUL para atender aos imigrantes que chegarem nesses países logo após 1º de fevereiro 2009. Entre as questões levantadas pelos imigrantes, perguntou-se sobre a situação dos que saíram no mês de novembro de 2008 e que retornaram somente após 1º de fevereiro de 2009. É prática comum entre os imigrantes paraguaios sair do país a cada seis meses para renovar o visto de turista. O que era um meio para não ficar irregular, torna-se agora o principal impedimento para se ter acesso à Anistia. Nesse sentido, foi reforçada a necessidade do direito à livre residência. Inclusive, há expectativa de que o Diretor de Migrações do Paraguai, Dr. Julio Benitez, faça uma visita ao povo paraguaio residente em São Paulo durante o mês de agosto.

No final da reunião, acordou-se receber o grupo de Guarulhos para que faça sua inscrição de agendamento e também o preenchimento de formulários no dia 24 de julho das 9 às 17 horas, no Centro de Apoio ao Migrante (CAMI). Nesse dia serão atendidas, pelos profissionais e voluntários, aproximadamente 200 pessoas no "Mutirão Pela Cidadania dos Imigrantes em São Paulo".

Tânia Bernuy Illes - CAMI-SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário