sexta-feira, 31 de julho de 2009

Migrantes são vítimas de sequestros no estado mexicano

Fonte: Adital - 30.07.09 - sobre o MÉXICO

Aproximadamente 10 mil migrantes são sequestrados, a cada seis meses, no México. Isso é o que mostra o "Relatório especial sobre os casos de sequestros contra migrantes no México", elaborado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do México (CNDH), e apresentado pelo Observatório da Pastoral do CELAM, no começo de julho. O relatório é fruto de uma pesquisa desenvolvida no país entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009.

De acordo com o estudo, realizado a partir de entrevistas e informações concedidas pelos migrantes, durante esse período, a Comissão registrou 198 casos de sequestros , resultando em 9.758 vítimas. "Durante os seis meses em que se desenvolveu a presente pesquisa, este organismo internacional tomou conhecimento de 198 casos de sequestro de migrantes, com uma média de 33 eventos por mês, o que representa mais de um evento de sequestro por dia; assim mesmo, obteve-se a informação que indica que o número de migrantes que foram vítimas de privação de liberdade foi de 9.758 pessoas, quer dizer, mais de 1.600 sequestrados por mês", afirma.

Segundo o relatório, os sequestradores pedem, em média, de 1.500 a 5.000 dólares pelo resgate das vítimas. A maioria das pessoas sequestradas é de origem latino-americana: "só foi possível precisar a nacionalidade de 552 vítimas: 372 de Honduras; 101 de El Salvador; 74 de Guatemala; e 5 da Nicarágua". Outro dado importante destacado no relatório é que os casos de sequestro, geralmente, ocorreram quando a vítima não estava sozinha. Segundo o estudo, em 67,44% dos casos, os migrantes estavam acompanhados por familiares ou amigos.

Em relação aos sequestradores, a pesquisa aponta que, na maioria das vezes, os migrantes (9.194) foram sequestrados por quadrilhas organizadas. Entretanto, as autoridades também aparecem como criminosas. De acordo com a pesquisa, foram registrados 35 casos envolvendo autoridades e, em 56 casos, o sequestro foi cometido por autoridades e delinquentes.

"Destes dados se desprende que o sequestro de migrantes é realizado, geralmente, por delinquentes organizados, que contam com redes e recursos para a comissão do ilícito. A participação das autoridades mexicanas no sequestro de, pelo menos, 91 migrantes revela que existem laços de cumplicidade entre a delinquência e alguns agentes do Estado", comenta.

Além disso, a pesquisa mostra que os sequestradores preferem agir em grupos de até 10 pessoas. "O testemunho dos migrantes permite estabelecer que em 3.667 casos , interceptaram de três a dez indivíduos; em 1.120, de 11 a 20; em 644, de 21 a 30; em 287, de 31 a 40, enquanto que 212 pessoas disseram ter sido sequestradas por dois sujeitos", afirma.

Dessa maneira, a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México considera que os sequestros de migrantes no país aumentam a cada ano, principalmente a partir de 2007, ano em que foram documentados os primeiros casos. Além disso, afirma que os crimes estão cada vez atingindo proporções mais alarmantes, devido, sobretudo, à impunidade dos criminosos e ao envolvimento de autoridades nos delitos. "De igual forma, as cifras apontadas revelam que a atuação das autoridades competentes na matéria não corresponde à gravidade e frequência do delito, pois a realização deste permanece constante ou aumenta como resultado, entre outros fatores, da impunidade", conclui.

O relatório completo está disponível no site: http://www.cndh.org.mx

Nenhum comentário:

Postar um comentário