segunda-feira, 20 de julho de 2009

Quito recebe mais de 500 jovens indígenas para debater sobre seus direitos

Hoje (17) e amanhã (18), Quito se transformará na capital das reivindicações de jovens indígenas de todo Equador. Mais de 500 jovens participarão do encontro para exigir, debater e propor a construção de um estado nacional onde eles tenham espaço e garantia de direitos.

O evento, convocado pela Confederação de Nacionalidade Indígenas do Equador (Conaie), tem o objetivo de "promover a integração e participação coletiva da juventude das Nacionalidades e Povos indígenas do Equador". A ideia, assim, é que o encontro seja um espaço para "gerar alternativas de vida, mediante as experiências de cada um dos participantes pertencentes às organizações, provinciais, locais e regionais do movimento indígena".

Segundo informações de Conaie, os jovens reunidos iniciarão "processos de reflexão, análise e debate sobre temas de interesse nacional, como a mineração, a educação, a violência, a identidade, a participação social e as propostas de políticas públicas que devem permitir superar a situação de desconhecimento de direitos e falta de espaços para a promoção dos direitos da juventude".

As atividades serão divididas em dois momentos. Nas manhãs, serão realizadas as conferências sobre as seguintes temáticas: cosmovisão e pertença cultural; direitos dos povos indígenas; territorialidade e governos próprios; economias indígenas e alternativas; educação e saúde intercultural; e políticas públicas. Nas tardes, ocorrerão mesas de diálogos e de construção intercultural. Ao final do encontro, acontecerá um fórum aberto de debate sobre as resoluções e as atividades da agenda da juventude.
Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário