quarta-feira, 8 de julho de 2009

Recessão leva 90 milhões à extrema pobreza em 2009, diz ONU

A recessão econômica em decorrência da crise mundial deve levar, em 2009, mais de 90 milhões de pessoas à situação de extrema pobreza. O número representa um aumento de 6% em relação aos dados atuais. As informações são do "Relatório de Metas de Desenvolvimento do Milênio" da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (06).

De acordo com os dados da ONU, desde 1990 a proporção de pessoas que passavam fome no mundo vinha caindo. A reversão começou em 2008, em parte como consequência do aumento dos preços dos alimentos no mundo.Em um discurso no Conselho Econômico e Social da ONU, o secretário-geral da Organização, Ban Ki-moon, fez um apelo às nações industrializadas do Grupo dos Oito (G8) para que aumentem a ajuda, especialmente para a África, no próximo ano.

As promessas feitas anteriormente pelos países ricos ficaram aquém do anunciado. Em uma cúpula na Escócia, em 2005, líderes do G8 prometeram aumentar a assistência aos países em desenvolvimento em US$ 50 bilhões até 2010. Mas a ajuda continuou sendo de US$ 20 bilhões a menos do que a meta fixada.Um novo encontro do G8 vai começar nesta terça-feira (08) e vai até a próxima quinta-feira (10), em Aquila, cidade no centro da Itália.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário