quinta-feira, 16 de julho de 2009

Caravana pelo fim da pobreza visitará cidades brasileiras

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) vai definir, nos próximos dias 21 e 22, em Brasília (DF), quais cidades serão percorridas pela Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza. O encontro congregará as representações estaduais da Unicafes.

A caravana foi lançada no último dia 8, na capital federal, e percorrerá, a partir de agosto, todos os estados brasileiros para debater formas alternativas de geração de emprego e renda. "Com a crise, nós tivemos uma retração muito grande dos empregos, e isso é muito preocupante. Tem que haver alternativas de emprego", defendeu José Paulo Ferreira, presidente da Unicafes.
Os debates vão articular dirigentes dos âmbitos federal, estadual e municipal e sociedade civil para discutir cinco eixos estratégicos: trabalho e renda, educação, moradia; saúde; e segurança alimentar e água.

Para José Paulo, "o cooperativismo pode dar uma enorme contribuição tanto para a geração de emprego e renda, como para a construção de habitações". "Ele pode ser usado como ferramenta para conseguir condições dignas das casas, porque, às vezes, o governo constrói de modo que ficam impraticáveis", considerou.

Através da caravana, a sociedade terá acesso a mais informações sobre as políticas públicas disponíveis no setor, ações culturais e oficinas. Para o presidente da Unicafes, hoje existe um grande número de políticas públicas no Brasil.

"Mas a gente percebe três grandes problemas: a sociedade tem poucas informações, muitas delas [políticas] são desconhecidas; quando as pessoas conhecem, não sabem como acessá-las; e [a sociedade e os governos] não têm capacidade técnica para elaborar projetos", avaliou Ferreira.
João Paulo ainda citou diversos programas governamentais que, se bem articulados, podem trazer melhores condições de vida para a população brasileira. Para o biênio de 2009/2010, por exemplo, o Governo Federal ampliou para R$ 15 bilhões os recursos do Plano Safra disponíveis para a agricultura familiar.

O dirigente ainda citou projetos como o Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia; o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), coordenado pela Articulação do Semi-Árido (ASA).

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em 2005 e hoje já congrega cerca de 1100 cooperativas. Atualmente há nove Unicafes estaduais: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário