domingo, 12 de julho de 2009

ASSEMBLEIA PROVÍNCIA SÃO PEDRO

Com o tema: a paróquia à luz de Aparecida e do carisma scalabriniano, os Missionários Scalabrinianos da Província São Pedro (Brasil-Paraguai) reuniram-se para a Assembléia Provincial anual nos dias 29 de junho a 01 de julho em Guaporé, RS. O encontro iniciou com a missa da festa de São Pedro, padroeiro da Província.

O primeiro dia foi dedicado a fazer uma leitura da realidade das paróquias com dois enfoques: a) memória histórica da nossa presença nas paróquias (olhar o passado), b) realidade atual das paróquias onde atuamos (olhar o presente).

No segundo dia, buscou-se a iluminação da realidade das paróquias através de documentos da Igreja e da Congregação Scalabriniana como o Documento de Aparecida, o Congresso sobre Modelos Pastorais (Triuggio), o XIII Capítulo Geral e a XXI Assembléia dos Superiores Maiores.

No terceiro dia, a assembléia chegou a algumas conclusões de fácil aplicação na realidade paroquial, tais como: 1) Pastoral Vocacional: organizar ou potencializar, onde existe, a pastoral vocacional para que dê seus frutos; 2) Pastoral da Juventude: apoiar e investir nos encontros para jovens scalabrinianos; 3) Pastoral da Mobilidade Humana: realizar um gesto concreto novo no campo da mobilidade humana, a ser definido por cada comunidade paroquial ou missão; 4) Movimento Leigos Scalabrinianos (MLS): promover uma oficina para tratar do MLS; 5) Porto de Rio Grande: assumir a paróquia em Rio Grande, junto ao porto, com um contrato estabelecido por um tempo determinado.

Seguindo a dinâmica de exposições (relatórios), trabalho de grupo e plenário, chegou-se a refletir e amadurecer algumas decisões em vista de qualificar nossa presença scalabriniana nas paróquias.
Pe. Evandro Antônio Cavalli, cs

Nenhum comentário:

Postar um comentário