segunda-feira, 6 de julho de 2009

Orientações da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul sobre realização de eventos

INFLUENZA A H1N1 NO RS
ORIENTAÇÕES REFERENTES A EVENTOS
06 DE JULHO DE 2009

Desde o dia 25/04/09, o Estado do Rio Grande do Sul, assim como o restante do Brasil, está em alerta epidemiológico pela ocorrência de casos humanos por um novo subtipo viral de Influenza A (H1N1).

A progressão da situação epidemiológica, com a ocorrência de grande número de casos na América do Sul, em especial na Argentina e Chile, leva à necessidade de rever sistematicamente os Protocolos Técnicos que embasam as ações de enfrentamento da doença.

Os casos confirmados no Estado, até o presente momento, são ligados a situações de viagens e/ou contatos internacionais, sem evidência de circulação autóctone do vírus. As medidas de vigilância indicadas para a detecção e acompanhamento desses casos vem sendo desenvolvidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde.

Ao mesmo tempo, têm sido divulgadas à comunidade, orientações de medidas gerais que contribuem para o controle da disseminação de vírus respiratórios em geral (incluindo o vírus Influenza), tais como:

• Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
• Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas;
• Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
• Manter os ambientes ventilados;
• Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Em relação à realização de mega-eventos, que possam envolver milhares de participantes, recomenda-se o adiamento daqueles que impliquem na concentração de grande número de pessoas, especialmente quando devam receber viajantes procedentes de países/regiões com transmissão da Influenza A (H1N1) e promoverem convivência em ambientes fechados.

Site do Mutirão: www.muticom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário