sexta-feira, 31 de julho de 2009

Assembleia das Migrações avaliará direito à mobilidade humana no mundo

Adital

Detectar as formas de como os Estados estão limitando o direito à mobilidade humana. Este é o objetivo da Assembleia Universal das Migrações, uma travessia virtual que ocorrerá durante seis meses pelo mundo. Na ocasião, levará adiante um processo consultivo e deliberativo para definir um documento que possa mudar as políticas migratórias em diferentes países do mundo.

A ideia, segundo a convocatória, é que pessoas, organizações e estados de todo o mundo gerem "um movimento social de escala global capaz de se opor à injustiça estrutural do sistema global, e planejar a quem guia no mundo uma visão diferente as coisas, uma alternativa distinta de entender não somente os processos migratórios, mas também o conjunto das relações sociais, políticas e econômicas entre os seres humanos".

Ademais, acontecerá entre os dias 17 e 20 de dezembro uma Plenária virtual massiva, quando, por mais de 100 horas, pessoas e organizações de todo o mundo se conectarão através da internet para debater e deliberar os aspectos fundamentais dos processos migratórios a partir dos eixos: povos originários do mundo; movimentos sociais; arte e culturas do mundo; e propostas para o futuro.

De acordo com a convocatória, depois desta discussão se firmará um manifesto do evento. Tal documento será "difundindo e entregue aos diferentes Estados e organismos Internacionais dos cinco continentes com a intenção de que ajustem suas políticas ao que realmente as pessoas de todo o mundo querem e necessitam".

Mais informações na página web: www.asambleadelasmigraciones.org ou no blog: http://asambleadelasmigraciones.blogspot.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário