segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lavrador morre carbonizado em canavial

Trabalhador da Usina Bela Vista, de Pontal, colocava fogo na cana à noite

Ministério do Trabalho irá investigar se houve falhas de segurança ou imperícia da vítima; o corpo foi enterrado anteontem

JULIANA COISSIDA
FOLHA RIBEIRÃO

O trabalhador rural Sidnei dos Santos, 40, foi encontrado morto carbonizado na Fazenda São Pedro, pertencente à Usina Bela Vista, em Pontal. A vítima pertencia a uma equipe de funcionários da empresa que ateava fogo ao canavial na sexta à noite. O Ministério do Trabalho e a Polícia Civil irão investigar as causas da morte.

Santos era responsável pela equipe de queima que ateava fogo em parte da plantação naquela noite. De acordo com informações da Polícia Militar, Santos entrou no canavial próximo à meia-noite. Os amigos deram por sua falta e começaram a procurá-lo. Algumas horas depois, ele foi localizado já carbonizado.

A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ribeirão Preto. Santos, que era casado e tinha uma filha, foi enterrado anteontem em Pontal.

O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Cristino da Silva, disse que o órgão irá investigar se a morte ocorreu por inexperiência ou se houve falhas na segurança do trabalhador.

Santos usava um botijão de gás e uma mangueira como lança-chamas. A prática, comum na região, é totalmente irregular, segundo Elio Neves, presidente da Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo). "Com esse tipo de equipamento, já ocorreram vários acidentes", disse.

Explosão
Ontem à tarde, outro homem morreu carbonizado após o caminhão que ele dirigia explodir no município de Guaraci. De acordo com a Polícia Militar, Ricardo Simões saiu da Usina Vertente, com o caminhão carregado de álcool em direção a Guaraci. Ao fazer uma curva, perdeu o controle e acabou tombando o veículo.Simões ainda conseguiu sair do caminhão, mas o veículo explodiu e ele foi atingido pelas chamas. Ele morreu no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário