quarta-feira, 29 de julho de 2009

Brasil e Paraguai chegam a acordo histórico sobre Itaipu

Depois de dez meses de negociação, Brasil e Paraguai finalmente chegaram a um acordo sobre as reivindicações paraguaias em relação à Usina de Itaipu, controlada pelos dois países. No último sábado, em Asunción, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo assinaram uma declaração conjunta com 31 pontos de acordo, a maioria deles sobre Itaipu e sobre investimentos em infra-estrutura no Paraguai.

Em relação a Itaipu, o Paraguai teve atendidas duas de suas principais demandas: um preço justo pela energia que cede ao Brasil e o direito de vender parte dela no mercado brasileiro.

No ato de assinatura da declaração, o presidente Lula afirmou que é uma obrigação do Brasil ajudar no desenvolvimento dos países vizinhos.

“Os países maiores têm obrigação de ajudar com que os países de economias menores possam dar um salto de qualidade na sua capacidade de desenvolvimento, na sua capacidade produtiva e na competitividade entre os países”.

A partir de agora, o país terá direito de vender parte de sua energia ao mercado brasileiro, sem necessidade de intermediação da Eletrobrás. Além disso, receberá do Brasil o triplo do valor que recebe atualmente. Serão no mínimo US$ 360 milhões por ano, o que representa cerca de 10% do orçamento geral do Paraguai.

O governo brasileiro garante que a medida não afetará o preço de energia para o consumidor final.

De Asunción, no Paraguai, para a Radioagência NP, Daniel Cassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário