quarta-feira, 9 de março de 2011

Agricultura familiar e Economia Solidária

Unicafes
União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Adital
Por Lilian Lazaretti


Luis Possamai assume presidência da Unicafes PR

Luiz Ademir Possamai foi eleito, na semana passada, durante a VI Assembleia Geral da Unicafes Paraná, o presidente da Unicafes Paraná, para atuar na gestão 2011-2013. Em seu pronunciamento, o presidente agradeceu o voto de confiança de todos e disse que continuará com as atividades que estão sendo desenvolvidas pela entidade. Ele também firmou compromisso nas articulações com o governo estadual e federal, visando o pleito de recursos para ações voltadas a agricultura familiar.

Possamai participa do movimento do cooperativismo e economia solidária desde o início dos anos 90. Em 1995, foi sócio fundador e presidente da atual Cresol Marmeleiro, a segunda cooperativa a entrar em funcionamento no Sistema Cresol. Após, passou a integrar a direção da Central Cresol Baser.

Entre 1998 a 2004, Possamai fez parte da presidência da Cresol Beltrão. Durante dois mandatos consecutivos, 2002-2008, atuou também como presidente da Base Sudoeste. Na gestão anterior, 2008-2010, exerceu o cargo de vice-presidente da Cresol Baser.

Durante todos estes anos, desde a fundação da Unicafes Paraná, Possamai sempre atuou como colaborador da entidade, através de articulações políticas entre os diversos ramos cooperativos e organizações governamentais a nível nacional.

Segundo Possamai, "o Brasil é uma referência a todos os demais países da América Latina - é um dos cooperativismos mais representativos do continente. O movimento cooperativista no Paraná tem a vantagem de estar muito bem integrado e representado - tem Unicafes Paraná que permite uma integração além da fronteira, muito importante e que lhe dá coesão e representatividade”.

Confira abaixo a entrevista.

Quais as perspectivas para o triênio 2011-2013?


Além de dar continuidade aos trabalhos já realizados na entidade, uma das principais metas é a integração entre os diversos ramos, a consolidação de novos ramos e a busca de maior sustentabilidade da Unicafes PR, bem como manter as parcerias com entidades nacionais e internacionais.

O que as cooperativas filiadas podem esperar da nova direção?


Um maior apoio a gestão de suas cooperativas, visando o fortalecimento das mesmas, apoio no acesso às políticas públicas e na luta pela permanência da missão e dos princípios seguidos pelas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. Também nos empenharemos para buscar o equilíbrio financeiro das cooperativas filiadas.

Qual a representatividade da Unicafes a nível internacional?


A Unicafes Paraná já é reconhecida internacionalmente, entre os principais países citamos a Belgica, Holanda, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai, Venezuela, Caribe, México, Itália, Alemanha e recentemente a Bolívia.

Como você vê a atuação da Unicafes Paraná na representatividade cooperativista?


A Unicafes Paraná vem representando o cooperativismo solidário de forma constante e crescente, procurando constituir e fortalecer cooperativas em todas as regiões do estado do Paraná, totalizando hoje mais de 140 cooperativas distribuídas nos 110 municípios de área de abrangência, procurando dar transparência aos processos desenvolvidos pela entidade e pelos ramos, a fim de que as cooperativas singulares e seus associados tenham a compreensão e o conhecimento de tudo o que acontece em todas as instâncias, até porque as cooperativas singulares e Unicafes Paraná são a extensão dos agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário