segunda-feira, 21 de março de 2011

Scalabriniano visita comunidades migrantes no fim de semana no Japão

Atualizando notícias sobre a assistência às comunidades migrantes no Japão, o Missionário Scalabriniano Olmes Milani conversou com a Webradio Migrantes nesta manhã. Padre Olmes e outros dois missionários da Congregação permanecem no país atendendo aos migrantes, especialmente na área emocional e espiritual.

No sábado e domingo (19/20) o missionário brasileiro esteve em três comunidades migrantes, a noroeste de Tóquio. "No sábado, com brasileiros, perunaos, argentinos e uma senhora tailandesa e durante a missa houve um terremoto de 6.1 que sacudiu tudo. O pessoal entrou em desespero, mas durou só alguns segundos. Domingo, com filipinos, australianos e indianos e depois com uma comundiade de fala espanhol, peruanos, bolivianos, colombianos e mexicanos," relatou.

Trauma
De acordo o sacerdote brasileiro os migrantes estão traumatizados, com medo e aqueles que podem estão saindo do Japão, como é o caso de 150 mexicanos que deixaram o país na sexta(18) , a bordo de um avião fretado pelo governo do México. " Hoje, mesmo o governo da Colômbia enviou um avião para buscar migrantes de lá. Dos demais países também há notícias que serão enviados aviões para repatriar os migrantes. As linhas aéreas comercais chegam vazias, mas não mais lugar para novos passageiros," relata.
Segundo padre Olmes, entre os brasileiros também vai haver um retorno muito grande.
"Hoje falei com diversas pessoas da provincias de Tochigi, Gunma, Saiatama e Ibaraki e a saída vai ser bastante grande, especialmente entre familias que têm crianças. A economia tende a piorar."

Fonte: Roseli Lara/ Webradio Migrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário