terça-feira, 29 de março de 2011

Igreja popular perde padre José Comblin

Faleceu dia 27, aos 88 anos o padre José Comblin, em Salvador, na Bahia. O padre, que sofria de problemas cardíacos, foi encontrado sem vida sentado em seu quarto, quando era esperado para a oração matinal.

Comblin era belga e veio para o Brasil em 1958 atendendo a um pedido de papa Pio XII, que solicitava sacerdotes voluntários para regiões com falta de padres. Dedicou sua vida aos pobres e a igreja popular, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Trabalhou com Dom Hélder Câmara e foi autor de dezenas de livros, entre eles, ‘A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América Latina'.

Padre Comblin foi perseguido pelo regime militar, que ordenou sua detenção e deportação, em 1972, ao desembarcar no aeroporto de volta de uma viagem à Europa. Também participou do primeiro grupo da Teologia da Libertação e esteve fortemente envolvido nas equipes de formação de seminaristas no campo em Pernambuco e na Paraíba (1969), do seminário rural de Talca, no Chile (1978) e, depois, na Paraíba, em Serra Redonda (1981). Iniciativas que originaram a Teologia da enxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário