segunda-feira, 21 de março de 2011

Presidente do CRBE diz que apoio espiritual e emocional é hoje a maior necessidade entre japoneses e migrantes

O presidente do Conselho dos Brasileiros Residentes no Exterior(CRBE), Carlos Shinoda divulgou hoje a carta emitida pelo Itamaraty, dirigida aos brasileiros migrantes que moram no Japão.

Carlos Shinoda ressaltou que completados 10 dias da tragédia pós-terremoto e tsunami, houve ações diversas para atender as necessidades imediatas. "Hoje, 21 de março, feriado no Japão, inicio da primavera. Em algumas regiões as cerejeiras já mostram a sua beleza. Oremos para que antes da florada total, principalmente, as provincias atingidas tenham conseguido transpor esse pesadelo"

O presidente do CRBE ressalta que o apoio material para reconstrução do país e necessidades urgentes da população é fundamental, mas destaca que o apoio espiritual é imprescindível.. "A parte material tem sido suprida aos poucos, a necessidade daqui para frente é o apoio psicológico e espiritual. E como somos seres espirituais vivenciando uma experiencia humana, onde não há distância para que cada um de nós possa dar a sua contribuição.Que assim seja, " ressaltou Shinoda.

Itamaraty
Ele repassou a carta emitida pelo Itamaraty e dirigida aos brasileiros migrantes no Japão, em torno de 250 mil pessoas. Na carta o diplomata Aloysio M. D. Gomide Filho, chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, lista as providências e ações que estão sendo tomadas em regime permanente de urgência pelo Ministério das Relações Exteriores (Secretaria de Estado das Relações Exteriores e Postos no Exterior, sobretudo a Embaixada em Tóquio e os três Consulados-Gerais em Tóquio, Nagóia e Hamamatsu) .

Gomide disse que os brasileiros estão recebendo do Governo do Japão a mesma atenção dispensada aos nacionais do país, conforme assegurou o Ministro das Relações exteriores, Antonio patriota. "Nossa Embaixada e Consulados-Gerais continuaram prestando assistência aos nossos compatriotas no Japão e que continuam a recomendar que seus nacionais seguam orientações do Governo japonês.

O documento assegura ainda que "desde o início da crise, a Embaixada e os três Consulados-Gerais no Japão têm trabalhado em regime de plantão permanente 24h e nos fins de semana; os Postos têm mantido a Secretaria de Estado informada diariamente, mediante o envio de informações atualizadas ao longo de cada dia sobre a situação de nossos conacionais no Japão, relato dos pedidos feitos e providências imediatas tomadas e relação do número expressivo de mensagens eletrônicas recebidas (até o momento mais de 3.457 mil enviadas ao Setor de Comunidade da Embaixada), todas devidamente respondidas".

Outras providencias mencionadas na carta ao CRBE citam a mantenção de sites com informações de interesse da comunidade brasileira no Japão e as missões itinerantes (Sendai, Myagi, Fukushima, Onagawa e Ishinomaki) áreas mais críticas.

Fonte: Redação Webradio Migrantes/ Roseli Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário