terça-feira, 29 de março de 2011

Programa reunirá jovens luteranos de vários países

Adital
A Federação Luterana Mundial (FLM) reunirá jovens de todo o mundo para discutir as diferentes perspectivas que eles têm sobre suas comunidades e assim alcançar uma visão global que contribua para o planejamento e visibilidade das ações de juventude da Federação. Os jovens selecionados para esse planejamento terão, entre 2011 e 2013, reuniões via internet.

O programa consiste em um intercâmbio virtual entre os jovens, ou seja, no período da ação, os jovens discutirão, à luz de passagens bíblicas comuns, questões que interessem à juventude. Os contatos serão através de debates em fóruns virtuais, correios eletrônicos, blogs e redes sociais da internet. Os jovens selecionados têm ainda a missão de reproduzir os debates junto a suas comunidades.

Três jovens brasileiros também participarão dessa experiência. No Brasil, a FLM, em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), selecionou dois representantes do Rio Grande do Sul e um do Ceará. Mardos Kieslich Cavalcante é o cearense do programa, que representará as regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com ele, serão formados três grupos de diferentes continentes que trocarão experiências e opiniões. "O objetivo é reunir jovens de 15 a 30 anos para falar sobre fé e fazer um planejamento para a atuação da juventude da FLM”, afirma, destacando que, por ser uma atividade internacional, é necessário que os participantes tenham conhecimento em inglês, espanhol ou alemão.

A ideia é realizar atividades e intercâmbios de visões de mundo no âmbito local e global. Assim, os grupos realizam atividades locais ao mesmo tempo em que trocam opiniões e experiências com as realidades de outros países. Além do contato virtual, Mardos revela que, nesses dois anos, os jovens selecionados para o programa também terão a oportunidade de participar de reuniões e conferências em locais e datas que ainda serão discutidos.

O jovem acredita que esta será uma experiência "fantástica”, principalmente por sentir-se mais incluído no programa. O integrante da IECLB ainda destaca a importância de o programa ser formado somente por jovens. "O jovem é o futuro. Então devemos começar por aí, a incluir os jovens na Igreja Luterana e nas discussões sobre espiritualidade, e não deixá-las somente para os adultos”, ressalta.

Mais informações em http://lwfyouth.org e http://facebook.com/LWFYouth

Nenhum comentário:

Postar um comentário