sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha “Vida sim, crack não” promove ações educativas

Camila Queiroz
Jornalista da ADITAL
Adital
Iniciada no dia 11 de março, no estado brasileiro do Piauí, a campanha "Vida sim, crack não” se prolonga até o fim do mês com ações de orientação sobre as características do crack e os malefícios do uso da droga. Valendo-se de leques, folders, cartazes, panfletos, adesivos para carros, vídeos para televisão e spots para rádio, a iniciativa é da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e a Polícia Militar.

Prevenção é a principal meta da campanha, segundo a secretária-executiva da Câmara de Enfrentamento ao Crack, Zita Vilar. "Nós queremos chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento do problema e massificar a entrega do material educativo. No Piauí, o consumo do crack está muito disseminado, inclusive no interior, em cidades pequenas, por ser uma droga barata e que vicia rapidamente”, disse, acrescentando que considera a adesão da população bastante satisfatória. "Parece que a sociedade vê nessa campanha uma luz no fim do túnel”, declarou.

Uma "blitz educativa” em que a Polícia Militar parou os carros não para averiguá-los, mas para entregar o material educativo e explicar em que consiste a campanha foi a primeira ação da campanha, ocorrida no dia 12/3.

Até o final deste mês, escolas da rede pública e privada, de todas as zonas de Teresina (norte, sul, leste, oeste e centro) receberão a visita da equipe composta pela Câmara de Enfrentamento, Seduc e jovens da Cojuv, totalizando cerca de 1.200 estudantes informados sobre o crack. Já no interior, o material é distribuído por meio das prefeituras.

De acordo com dados do juizado da Infância e da Juventude de Teresina, no mínimo 60% das crianças e adolescentes usuários de drogas são dependentes do crack. Segundo a Seduc, 2.714 crianças e adolescentes são usuários de drogas em Teresina.

O material informativo da campanha "Vida sim, Crack não” está disponível na Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e na Coordenadoria da Juventude, localizadas no Edifício Antonieta Araújo, Avenida Antonino Freire, 1473, Centro, 6º e 4º andar, respectivamente. Mais informações pelo telefone (86) 3221 8963.

Câmara

Instituída em 21 de janeiro deste ano, a Câmara de Enfrentamento ao Crack reúne órgãos de Segurança Pública, Assistência Social, Educação, Justiça e Saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, além de organizações não-governamentais que atuam no combate às drogas e no apoio aos dependentes. A ideia é elaborar um plano de atuação conjunta entre as entidades e realizar, até o fim do ano, um levantamento do número de usuários de drogas no Estado.

Para o dia 17/4, a Câmara organiza uma caminhada cuja palavra de ordem é "Piauí sem drogas”. Outra ação será a instituição, pelo governador Wilson Martins, do dia 22 de maio como o Dia estadual de enfrentamento ao crack e outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário