quinta-feira, 10 de março de 2011

Crise política levou 350 mil a sair de casa na Costa do Marfim, diz ONU

Fonte: BBC

O Alto Comissariado de Refugiados das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) disse nesta terça-feira (8) que mais de 350 mil pessoas já foram obrigadas a abandonar suas casas na Costa do Marfim nos últimos três meses por causa dos combates entre simpatizantes de cada um dos dois candidatos que afirmam ter vencido as eleições presidenciais do ano passado.

O problema afeta principalmente os moradores de Abidjan, a maior cidade do país, onde há mais de 300 mil deslocados. A maioria está vivendo em abrigos, em condições extremamente precárias. No restante do país, pelo menos outras 70 mil pessoas também foram prejudicadas pelo conflito.

De acordo com o Acnur, cerca de 60 famílias estão presas em uma igreja no distrito de Abobo (oeste), após serem impedidas de sair por um grupo armado. O número de refugiados marfinenses na vizinha Libéria também vem crescendo e já chega a 75 mil.

A crise no país teve início em novembro, após as eleições presidenciais. Apesar de Alassane Ouattara ser considerado o vencedor pela comunidade internacional, seu rival, Laurent Gbagbo, que tentava a reeleição, se recusa a deixar a Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário