quinta-feira, 17 de março de 2011

NOVOS DESLOCAMENTOS INTERNOS NA REGIÃO DO PACÍFICO COLOMBIANO

BOGOTÁ, Colômbia, 15 de março (ACNUR) - Mais de 800 pessoas foram deslocadas nos últimos dias na zona do rio Anchicayá para a cidade de Buenaventura, principal porto do Pacífico colombiano, no departamento do Valle de Cauca, informou em Bogotá o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Os deslocamentos de comunidades afro-descendentes da periferia de Águas Claras, Sabaletas, Llano Bajo, Guaimia, Limones e San Marcos, na chamada “Zona Carreteable” do rio Anchicayá, foram produzidos pelo agravamento da situação de segurança na região. O assassinato de um morador de Águas Claras, no dia 28 de fevereiro, por um grupo armado ilegal na frente de vários passageiros de um transporte coletivo representou o ponto alto da violência.

As comunidades começaram a se deslocar nos primeiros dias de março e o medo aumentou ainda mais depois que cadáveres foram encontrados flutuando em um rio alguns dias depois. A prefeitura de Buenaventura registrou 789 pessoas deslocadas até o dia 11 de março, entre elas 370 crianças e 46 idosos. Entretanto, outras 62 famílias, provenientes da periferia de Llano Bajo, chegaram ao porto nos últimos dias.

A Colômbia possui uma das maiores populações de deslocados internos no mundo - entre 3,5 milhões e 4 milhões de pessoas. O país é a origem da grande maioria de refugiados e solicitantes de refúgio na região das Américas.

Leia a íntegra desta notícia em http://www.acnur.org/t3/portugues/

Nenhum comentário:

Postar um comentário