quinta-feira, 10 de março de 2011

Rede Ecumênica destaca "água e paz justa" na Quaresma

Camila Queiroz *

Adital -
Rápido crescimento populacional das cidades, falta de infra-estrutura adequada, mudanças climáticas, privatização da gestão da água. Frente a este cenário, a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) de que o acesso aos recursos hídricos é um direito humano torna-se um grande desafio.
Atenta à problemática que afeta todo o planeta, a Rede Ecumênica da Água (Reda), articulação de igrejas, organizações e movimentos que lutam em prol da água como direito humano, escolheu, como tema para as reflexões das Sete Semanas para a Água deste ano, "Água e Paz Justa".

As Sete Semanas para a Água acontecem no período da Quaresma e propõem, para 2011, entender como o acesso à água, as lutas por este recurso e à construção de uma paz justa estão interligados, a partir de reflexões semanais, disponíveis desde o dia sete de março no site http://www.oikoumene.org/index.php?id=2267&rid=f_13604&mid=2903&aC=82deb627&jumpurl=1.


Os temas abordados são, na sequência: terra e água; petróleo e água na Nigéria; a mercantilização da água; mulheres, água e violência; o conflito da água na Terra Santa; refugiados climáticos e água para os sem terra da Guatemala.

A coordenadora da Reda, Maike Gorsboth, afirma que a escolha do tema se deu devido à sua importância para as comunidades e igrejas ao redor do mundo. "Ao mesmo tempo, as Sete Semanas [para a Água] constituem uma ocasião para que grupos e pessoas se preparem para o chamamento a uma paz justa, que surgirá da Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz, a ser celebrada em Kingston, Jamaica, em maio", acrescentou.

A Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz (IEPC) acontecerá entre os dias 17 e 25 de maio, promovida pelo Comitê Central do Conselho Mundial de Iglesias (CMI) e é considerada, desde já, a maior assembleia pela paz do CMI. São esperados cerca de mil cristãos, de vários países, que devem, de volta às suas nações, disseminar a mensagem de paz ali discutida.

O CMI oferece uma sede para a secretária da Reda e se dispõe a facilitar a cooperação entre os associados que participam da rede. Em fevereiro, o Conselho lançou um documento em que pede que o acesso à água limpa e potável como um direito humano seja, de fato, aplicado às comunidades.

Dia Mundial da Água

A Reda também incentiva às organizações que se mobilizem no Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22. Há materiais de culto específicos para a data, também disponíveis no site da rede.

Instituído pela ONU em 1993, o objetivo do Dia Mundial da Água deste ano é chamar a atenção para a gestão do recurso nas grandes cidades, que sofrem com a poluição e problemas de abastecimento ocasionados pela infra-estrutura, geralmente inadequada.


* Jornalista da ADITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário