segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil e EUA assinam 10 acordos bilaterais

Durante a visita do presidente Barack Obama foi ampliada a parceria entre os dois países com a assinatura de dez acordos bilaterais, entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e o representante do Comércio norte-americano, Ron Kirk. Entre os acordos, estão os ligados ao comércio, uso do espaço, educação.

Um acordo será usado para criar uma comissão para resolver problemas entre os dois países nas relações comerciais, além de reduzir barreiras não tarifárias e subsídios. A comissão também será responsável por identificar "oportunidades para expandir o comércio bilateral e os fluxos de investimento. O "uso pacífico do espaço exterior" é um dos acordos, que prevê desenvolvimento de sistemas de exploração, operações especials, ciência espacial. O biocombustível também estava presente em um dos acordos, que firma uma parceria que prevê desenvolvimento de biocombustíveis na área de aviação.

Educação e copa
Na área de educação, o número de doutorandos que serão beneficiados com bolsa de estudo (chamada de "bolsa sanduíche") para estudar nos EUA por um ano será o dobro, 2,6 mil. Além disso, haverá também intercâmbio entre estudantes dos dois países.

A organização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil, também foi um dos pontos dos acordos. Os EUA irão dar apoio na parte de infraestrutura e logística.

Entre os 10 acordos foram firmadas parcerias no: Comércio bilateral e cooperação econômica, uso do espaço exterior, biocombustível para aviões, transportes aéreos, organização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, biodiversidade, cooperação técnica em terceiros países, atividades remuneradas por dependentes de pessoal consular e diplomático, educação e intercâmbio de estudantes, cooperação técnica em terceiros países na área do trabalho decente.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário