terça-feira, 1 de março de 2011

Campanha estimula população a conhecer e demandar leis que garantam os direitos das mulheres

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
"Faça valer seus direitos!”. É com esse slogan que o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) inaugura a segunda fase da Campanha de rádio "Pela política na lei, pela política na vida”, que tem o objetivo chamar as mulheres a lutar por seus direitos. O lançamento ocorreu no dia 15 deste mês, durante o primeiro encontro da nova Legislatura, entre a Bancada Feminina e os movimentos de mulheres.

Lei Maria da Penha, mulheres negras, trabalho e proteção social, saúde integral da mulher e aborto são alguns dos temas abordados nesta fase. Os assuntos são discutidos através de programas e spots de rádio. De acordo com Daniela de Lima, assessora do Cfemea, o material da campanha está disponível do sítio do Centro (http://www.cfemea.org.br/) e é distribuído para as rádios de todo o país, sobretudo para as rádios comunitárias e institucionais.

A campanha é uma continuação da realizada no período eleitoral do ano passado. "É a mesma temática [Pela política na lei, pela política na vida], mas com slogan diferente. Na primeira fase, pré-eleitoral, o slogan era ‘Vote em quem respeita os direitos das mulheres'. Nessa segunda fase, pós-eleitoral, é ‘Faça valer seus direitos'”, destaca.

Segundo Daniela, a intenção agora é chamar os/as parlamentares a aprovarem projetos relativos aos direitos das mulheres. Da mesma forma, pretende estimular a população em geral a conhecer sobre o assunto para, assim, reivindicar e fiscalizar a atuação dos/as parlamentares em relação à aprovação e ao cumprimento das leis. "Os parlamentares estão lá para nos representar”, lembra.

A primeira fase da campanha ocorreu durante o período eleitoral, no ano passado, e teve como objetivo incentivar a participação política das mulheres, tanto candidatas como eleitoras.

E, na opinião da assessora do Centro, a ação conseguiu atingir a expectativa esperada. "Foi um sucesso. Recebemos e-mails comentando a importância da campanha, que ajudou tanto às candidatas quanto à população em geral”, afirma, explicando que a primeira fase estimulou a participação das candidatas e chamou atenção dos/as eleitores/as a votarem melhor nos/as candidatos/as.

Segundo ela, o material foi veiculado nas rádios comunitárias de todo o país, em agências de rádio na internet e em redes e entidades de mulheres e feministas. O desejo, agora, é que o mesmo aconteça nesta segunda etapa. "Esperamos que a segunda fase seja tão bem recebida quanto a primeira”, comenta.

Ao contrário do primeiro momento da campanha, que durou apenas o período eleitoral, essa fase terá caráter permanente. De acordo com Daniela, as rádios têm livre acesso ao material e podem veiculá-lo durante o período que quiserem.

Os spots e programas estão disponíveis em: http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3514&catid=213&Itemid=148

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