segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rio de Janeiro sediará 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Karol Assunção *

Adital -
Entre os dias 17 e 22 de julho, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) será sede do 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O encontro pretende reunir pesquisadores, comunicadores sociais, agentes pastorais, religiosos e leigos na Pontifícia Universidade Católica (PUC) para debater questões políticas, sociais, econômicas, culturais, ambientais e religiosas a partir do tema "Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades".
Durante os seis dias, os interessados terão a oportunidade de participar de visitas, oficinas, grupos de trabalho e painéis envolvendo quatro temas: Documentário, ficção e vida cotidiana; Comunicação como processo de valorização da vida; Jovens, novas comunidades e redes sociais; e Representação da felicidade nos processos comunicativos.


Os pesquisadores também terão a chance de apresentar e discutir seus trabalhos no evento. Com o tema "Reflexões e práticas transformadoras em Comunicação Social" acontecerá, nos dias 19, 20 e 22 de julho, o ComGás, encontro que faz parte da programação do Muticom. Os interessados em apresentar pesquisas ou projetos têm até o próximo sábado (30) para inscrever os trabalhos através do site: http://www.muticom.com/index.php/registro.

A ideia é que o ComGás seja um espaço de divulgação e intercâmbio de pesquisas relacionadas à comunicação na sociedade e na Igreja. No final das apresentações, os trabalhos receberão contribuições de especialistas da área e do público.

No dia 20 de julho, o Muticom do Rio de Janeiro será palco da entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2011. Podem participar produções que tenham sido publicadas entre junho de 2010 e maio de 2011 com foco nos valores éticos, cristãos e humanos.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio em uma das quatro categorias: cinema (Prêmio Margarida de Prata), rádio (Prêmio Microfone de Prata), impresso (Prêmio Dom Helder Camara de Imprensa), e televisão (Prêmio Clara de Assis). A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da CNBB (http://www.cnbb.org.br/).

Muticom NE2


O Mutirão Brasileiro não é único evento de comunicação promovido pela Igreja Católica neste ano. Além do Muticom do Rio de Janeiro, acontecerá, entre os dias 28 e 30 de outubro, o 4° Mutirão de Comunicação da Regional Nordeste 2 da CNBB. O encontro ocorrerá em Maceió (Alagoas) e reunirá cerca de 400 pessoas para debater sobre os processos de comunicação e a busca por uma sociedade baseada nos valores evangélicos.

Com o tema "Processos de Comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura", o Muticom NE2 será voltado para religiosos, leigos, pessoas ligadas à comunicação social de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O evento está marcado para começar no dia 28 de outubro à noite com uma palestra sobre o tema geral.

No dia seguinte, os presentes poderão escolher uma das 15 oficinas temáticas oferecidas pelo Mutirão. O encontro se encerrará com seminários sobre os temas: educomunicação, mística do comunicador cristão, aplicação do marketing político na Igreja Católica, utilização de redes sociais em campanhas de evangelização, influência da indústria cultural na sociedade, comunicação integrada a serviço da Igreja Católica, comunicação regional, e comunicação e cidadania.

Para saber mais sobre os encontros, acesse: http://www.muticom.com/ e http://www.cnbbne2.org.br/

Com informações da CNBB e portal do 7° Muticom.


* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário