Tatiana Félix *
Adital - Na próxima quarta-feira (2), iniciará, em Barranquilla, na Colômbia, a Conferência Internacional de Economia Solidária: "Desafios e Aprendizagens de uma gestão diferenciada". O evento, que reunirá especialistas e representantes de organizações solidárias, como do Comitê de Pesquisadores Latinoamericanos da Aliança Cooperativa Internacional, seguirá até a próxima sexta-feira (4).
A expectativa é a de reunir cerca de 600 participantes vindos de cooperativas de trabalho associado, de entidades financeiras solidárias e demais entidades envolvidas na prática da economia solidária de diversos países, para debaterem sobre as novas tendências no campo do trabalho corporativo mundial. A ideia é fortalecer e consolidar as relações gremiais e a interação entre as diferentes organizações.
"A Economia solidária nas políticas públicas: prosperidade para todos" será o tema da palestra de abertura do encontro. A conferência magistral, que acontece em seguida, falará sobre os "Desafios da gestão de empresas solidárias no contexto de economias abertas.
No primeiro painel os participantes tentarão responder ao questionamento ‘Quais são os mecanismos para visibilizar a incidência da economia solidária nas contas nacionais?'. Neste momento serão promovidas as trocas de experiências entre entidades solidárias.
Ainda no primeiro dia serão realizadas mesas de trabalho que tratarão de temas como 'Transferência de tecnologias e propriedade intelectual em organizações solidárias', 'Análise da regulação para empresas solidárias na Colômbia' e 'Educação e gestão: elementos da prosperidade organizacional'.
Na quinta-feira (3) um dos principais assuntos a serem debatidos é "Existe uma responsabilidade política das entidades solidárias com o desenvolvimento nacional?". Já no período da tarde, haverá outras mesas que trabalharão assuntos como 'Tendências da regulação de empresas solidárias: avanços ou desmutualização?', 'Obstáculos para a internacionalização das entidades solidárias', 'Como induzir que a educação seja um fator determinante do êxito organizacional?', e outros.
Encerrando a Conferência, na sexta-feira (4), os/as participantes debaterão 'A contribuição da pesquisa para a inovação social no caso das organizações de economia solidária' e 'O controle e a autogestão em cooperativas financeiras'.
Além dos debates, também será realizada uma feira solidária que reunirá 13 estandes com diversos produtos e serviços promocionais, além das atrações culturais.
Mais informações e inscrições pelo site: http://www.economiasolidaria.org/EVENT/2011/03/2/CONFERENCIA_INTERNACIONAL_DE_ECONOMIA_SOLIDARIA_COLOMBIA
As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.
* Jornalista da Adital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário